Concurso de Ensaio

06-05-2011 13:02

CONCURSO DE ENSAIO

“A Construção da Identidade: Origem e História de Paranavaí”

REGULAMENTO

1 - APRESENTAÇÃO

O Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), sediado em Curitiba – PR, instituiu um Concurso de Ensaio em torno do tema “A Construção da identidade: Origem e História do Município”, a título de celebração dos 50 anos e dos 60 anos dos municípios paranaenses criados por meio das leis estaduais de 1961 e 1951, respectivamente. O Concurso em consideração consistirá em um projeto de cooperação entre as Prefeituras Municipais e o IHGPR, sob a orientação geral deste. Em Paranavaí a organização ficará a cargo da Fundação Cultural de Paranavaí.

2 - OBJETIVOS

a)               Enriquecer os anais da História dos Municípios em consideração;

b)               Enriquecer, por extensão, os anais da História do Paraná;

c)               Fortalecer o sentimento cívico das comunidades municipais envolvidas;

d)               Incrementar o cultivo das tradições culturais locais;

e)               Estimular o amor ao município e, por extensão, o amor ao Paraná; e

f)              Cooperar no esforço de construção da identidade municipal.

3 - QUEM PODE PARTICIPAR

O Concurso é aberto ao universo de professores, estudantes, historiadores, pesquisadores e integrantes de quaisquer outras áreas de atividade, interessados na História do Município, nas suas tradições culturais e no processo de construção da sua identidade.

4 - INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas até o dia 02 de setembro de 2011. Os trabalhos deverão ser entregues em 4 vias e uma cópia salva em CD. Deverão ser enviadas ou entregues no seguinte endereço:

CASA DA CULTURA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Rua Prof. Emílio Miljutin Cogej, 116

CEP: 87701-090 - Caixa Postal 511

Informações: (44) 3422-5018 - Paranavaí – PR – cultura@fornet.com.br

5 - CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DO ENSAIO

a) Os Ensaios deverão ser individuais e inéditos e trazer uma folha de rosto com as seguintes indicações:

- Tema do Ensaio;

- Nome do Município;

- Nome do autor;

- Endereço, telefone, fax, e-mail;

- Mini-currículo do autor, contendo: Nível de escolaridade, formação profissional e atividade profissional;

- Data.

b) Os ensaios deverão abranger 8 a 12 laudas digitadas.

c) As laudas deverão ser digitadas mediante a utilização da fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12 para o corpo do trabalho e 10, se for o caso, para as notas de rodapé.

d) As laudas deverão ser impressas em folha A4 (21x29,7 cm), observando-se margens esquerda e superior de 3cm e direita e inferior de 2cm. O espaçamento entre linhas, inclusive na passagem para um novo parágrafo, deverá corresponder a 1,5 linha. Cada parágrafo, por sua vez, deverá ser iniciado com um recuo de 1,5 cm.

e) As composições deverão ter as suas folhas (laudas) grampeadas no canto superior esquerdo e numeradas no canto superior direito. A folha de rosto não recebe numeração.

f) Será facultativa a observância das regras consubstanciadas no decreto nº 6.583, publicado no Diário Oficial da União de 30 de setembro de 2008, atinente ao “Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”, firmado entre os países de língua portuguesa.

g) Após a última lauda, os Ensaios deverão trazer anexada a relação das referências bibliográficas utilizadas.

h) Os participantes do Concurso que tiverem interesse em acrescentar ilustrações aos seus trabalhos (fotografias, tabelas, gráficos etc) deverão anexá-las entre a última página (lauda) do texto digitado e a relação das referências bibliográficas. Não afetam, portanto, os limites estabelecidos para o texto escrito (8 a 12 laudas).

6 - CRONOGRAMA GERAL

PERÍODO

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Até 12/09

Inscrições e entrega dos ensaios no município de Paranavaí

13/09 a 20/10

Avaliação e Julgamento dos ensaios por uma comissão constituída pela FUNDAÇÃO CULTURAL DE PARANAVAÍ e seleção do ensaio vencedor que representará o Município no Concurso sob a égide do IHGPR.

Até 25/10

Entrega no IHGPR, via Correios e Telégrafos ou “em mãos”, do Ensaio selecionado como vencedor no município de Paranavaí

26/10 a 11/11

Avaliação e julgamento, no âmbito do IHGPR, dos Ensaios representativos dos Municípios participantes. Estabelecimento dos trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares

14/11 a 18/11

Divulgação do resultado geral do Concurso

21/11 a 25/11

Realização de Sessão Solene do IHGPR, em sua sede, com a presença dos autores dos Ensaios representativos de todos os Municípios participantes e de representantes dos Governos Municipais envolvidos, cujo cerimonial, dentre outros atos, incluirá:

- Outorga de Diplomas de Honra ao Mérito aos autores dos Ensaios representativos de cada Município;

- Outorga de Diplomas de Participação aos Governos Municipais envolvidos;

- Premiação dos autores dos Ensaios classificados nos três primeiros lugares; e

- Leitura, pelo seu autor, do Ensaio classificado em 1º lugar, consoante a avaliação geral do IHGPR.

7 - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

- Eventuais casos omissos, levantados durante o desenvolvimento do Concurso, serão esclarecidos pelo IHGPR, com a imediata difusão das soluções adotadas, se for o caso, aos Municípios participantes.

- Os ensaios representativos dos Municípios participantes do Concurso serão publicados no “Boletim do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.”